A NossaCasa de Cultura da Amazônia está presente no Fórum Social Temático 2012 (FST 2012) para desenvolver e promover a leitura de mundo e do modo de vida de comunidades originárias e ribeirinhas do Amapá, Pará e Roraima.
O Fórum Social Temático 2012 - Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, começou nesta terça (24). O evento acontece simultaneamente em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Nesta edição o Fórum Social vai concentrar os debates nos temas centrais da conjuntura internacional que são a crise capitalista, a justiça social e a justiça ambiental.
A dinâmica do FST 2012 se dá por meio de discussão e elaboração de propostas alternativas que estarão sendo articuladas em dezenas de Grupos Temáticos e de Atividades Autogestionárias. Até dia 29, serão centenas de atividades, oficinas, palestras, seminários, conferências e apresentações culturais.
A intervenção da NosssaCasa de Cultura da Amazônia acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, das 9h às 17h, no Acampamento Intercontinental da Juventude, e constará da montagem de espaço cultural que abrigue um pedaço da diversidade vinda dos povos originários/tradicionais da nossa casa Amazônia.
O espaço será composto pela biblioteca comunitária Barca das Letras; por artesanato amazônico; varal poético; exibição de vídeos das comunidades ribeirinhas do Amapá, Pará e Roraima; pela Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre apresentada pelo Palhaço Ribeirinho; Exposições fotográficas das comunidades; instalação LixoCultural Sonoro; Carta à Cúpula das Cranças Ribeirinhas da NossaCasa Amazônia. A programação estará integrada à feita por outros movimentos culturais de diversas partes do mundo: feiras de economia solidária, praças de alimentação orgânica, vegetariana e espaços de convivência e vida alternativa.
Representando as comunidades ribeirinhas do Amapá, estará presente o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, por meio de seu idealizador, o arte-educador Jonas Banhos (mochileirotuxaua.blogspot.com), que levará sua instalação NossaCasa de Cultura da Amazônia. Segundo Jonas, "o objetivo é encantar e mostrar aos participantes do FST 2012 um pouco do modo de vida e da rica e diversa cultura que vêm das comunidades ribeirinhas do Amapá (Rio Macacoari, Quilombo Pirativa, Mazagão Velho, Reserva Extrativista do Rio Cajari) e Pará (Ourém e Santarém Novo), cuidadores e viventes da floresta amazônica."
Também estará presente a arte de Roraima, por meio de varais poéticos produzidos pelos ativistas do Coletivo Arteliteratura Caimbé, os escritores Edgar Borges e Zanny Adairalba e o fotógrafo Tana Halú, mostrando a cultura e o modo de vida de algumas comunidades indígenas daquele Estado.
Fonte: Edgar Borges - NossaCasa de Cultura e Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário