domingo, 12 de agosto de 2012

Caminhos: Assim que subir a maré (Arquipélago do Bailique - Amapá)



O arquipélago de Bailique, região de difícil acesso no Amapá, o ritmo das marés condiciona o trajeto de barco das crianças para a escola. Este episódio acompanha a rotina de jovens que moram no local.



Caminhos: Assim que subir a maré

A série Caminhos, em reapresentação no SescTV, mostra o cotidiano de crianças, jovens e adultos nos mais diversos lugares do Brasil e seus trajetos em direção à escola. O episódio Assim que subir a maré que vai ao ar no domingo dia 12 de agosto, às 19h, registra o caminho de jovens que moram no arquipélago do Bailique, formado por oito ilhas no Amapá, na Região Norte, uma realidade muito diferente daquela vivida pelos jovens das grandes cidades. 
Vários braços do Rio Amazonas criam o arquipélago, que termina com as águas fluviais desembocando no mar. Para estudar, todos os dias, as crianças retratadas no documentário, dirigido por Heloísa Passos e Marília Rocha, precisam pegar um barco. A escola fica em outra ilha. 
Lugar de difícil acesso, no meio da floresta Amazônica, o tráfego entre uma ilha e outra só é possível quando a maré do oceano Atlântico enche os ramais que ligam as ilhas do lugar. Assim, o grupo de crianças sobe num barco ao cair da noite, navega até próximo à escola e espera a maré baixar. Dormem em redes. Na manhã seguinte, acordam com o sol que nasce e retomam o caminho. Destaque para a determinação dos jovens e para as belas paisagens da selva amazônica.

Caminhos 
Assim que subir a maré 
Dia 12/08, às 19h
Reapresentações: Dias 13/08, às 3h e às 21h; 14/08, à 1h e às 15h; 15/08, às 9h; 18/08, às 13h; e 19/08, à 0h.
Classificação Indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário